17 outubro 2007

A propósito de comunicação funcionalista…

Nas estratégias de comunicação de alimentos existem pequenos pormenores que por vezes fazem toda a diferença. É o caso de alguns símbolos utilizados por variadas empresas do ramo alimentar que quase passam um “atestado de compra saudável” a alguns produtos lançando aqui alguns exemplos.

Na tentativa de criar um símbolo que uniformizasse estes critérios foi fundada na Holanda e Bélgica uma fundação, a Choices International Foundation, que no 7ºCongresso da SPCNA deu a conhecer os seus propósitos que passam por: Tornar fácil a escolha de produtos saudáveis para o consumidor; Estimular a inovação de produtos com uma melhor composição nutricional. Assim, os requisitos necessários para os produtos adquirirem este selo passam por um acréscimo médio de 20% às recomendações da OMS para gordura saturada, AG trans, sódio e açúcar.
Estes critérios serão revistos por um comité independente a cada dois anos e não serão aplicáveis a bebidas alcoólicas, alimentos para crianças com menos de um ano e suplementos. Apesar desta fundação permanecer ainda muito fechada e ligada “em demasia” a algumas multinacionais, sem dúvida que encabeça uma iniciativa bastante útil do ponto de vista do consumidor que pode assim associar este símbolo a um produto saudável.

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