10 outubro 2007

Porque será que se comunica tanto sobre alimentação?

Comunicar sobre alimentação é talvez das acções mais inatas realizadas pelo homem. Além do mais, poucas actividades estão presentes no nosso quotidiano de forma tão intensa como a alimentação. Grande parte da comunicação que se faz hoje em dia nesta área engloba-se em dois domínios: saúde pública e marketing nutricional. Se a primeira se tem tornado cada vez mais relevante, a segunda já o é há algum tempo. Todos os dias são descobertos novos componentes nos alimentos ou são exploradas as funções dos constituintes já conhecidos, sendo que as empresas do ramo alimentar usam a comunicação como forma de inteirar os seus consumidores de tais descobertas. Uma boa estratégia de comunicação tem necessariamente que ir de encontro aos anseios do consumidor. Ora, estando este hoje em dia cada vez mais ávido de informação nutricional, é natural que essa comunicação se tenha transformado e esteja cada vez mais complexa transitando do ancestral engorda/não engorda para diminui o colesterol/é rico em fibra… Finalizamos com uma das mais bem sucedidas estratégias de comunicação alimentar do ponto de vista publicitário. O que seria do pai Natal se não fosse a Coca-Cola…

1 comentário:

Anónimo disse...

Podemos dizer que o facto do traje do pai natal ser vermelho estabelece ainda uma maior ligação entre este e o produto. Associar bons momentos, como é o de 'receber prendas', com este tipo de produtos traduz-se em sucesso de vendas! E com a capacidade de persuasão que os filhos tem actualmente sobre os pais, digamos que até não é assim tão dificil beber Coca-Cola diariamente ...

Bom trabalho, continuem!