30 outubro 2007

Existirão limites na publicidade?

Não sendo propriamente uma comunicação a produtos alimentares, este exemplo dá a conhecer (e de que maneira) um problema cada vez mais emergente.
Oliviero Toscani, publicitário já muito conhecido pelos seus anúncios na Benetton, voltou nas últimas semanas a surpreender o mundo, desta vez na campanha para a marca No-l-ita.
Será que só com este tipo de "publicidade de choque" se conseguirá alertar a opinião pública para flagelos como a anorexia? Ou será que estamos a ir longe demais e a desrespeitar algumas convenções morais e éticas?
Certo é que apesar de já ter sido retirado, este mupi não deixou ninguém indiferente e essa terá sido a sua grande vitória...

3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente este é um problema que a todos deve preocupar e a nós nutricionistas principalmente porque muitas das pessoas com quem vamos lidar no nosso futuro profissional estarão a sob a influência da publicidade e do ideal de magreza associado a um bem-estar aparente. Uma questão também pertinente seria: será que estamos preparados para lidar com essas pessoas?
Este fotógrafo aborda um tema que não é novo mas que é muito actual e do qual ainda muita coisa falta falar!! Infelizmente o dinheiro parece que justifica a falta de ética.

Pedro Graça disse...

Conforme combinado, terminou a 31 de Outubro, a primeira fase de construção e comentários nos vossos blogues. Temos acompanhado com atenção o percurso dos vossos espaços de comentários e críticas ao fenómeno da alimentação. Obrigado pelo vosso esforço e evolução muito significativa em muitos grupos. Este esforço será agora avaliado, esperando que o período que agora se inicia seja igualmente produtivo.

Bons trabalhos,
Pedro Graça/Hugo Valente

Somos Cravo & Canela disse...

pode até ser uma campanha publicitária choque mas não será necessário e urgente alertar de uma vez para o grave problema que a anorexia representa???
Não concordamos com o que se diz ser falta de ética...
na verdade e apesar da rentabilidade economica inerente a este tipo de anuncios, não se pode desvalorizar o facto de Oliviero Toscani alertar sempre para questões "tabú" na sociedade... este fotografo ja abordou temas tão distintos como racismo, xenofobia, homofobia, pobreza, anorexia...
lamentamos que os cartazes tivessem sido retirados das ruas!!!
não devemos fechar os olhos a este problema!...