16 dezembro 2007

Boas Notícias!

Foi uma semana de grandes decisões na Europa! Para além do Tratado de Lisboa, onze multinacionais da área da alimentação assinaram um compromisso que tem o propósito de acabar com as acções de comunicação publicitárias dirigidas a crianças menores de 12 anos. E os nomes envolvidos neste acordo não deixam dúvidas: Burger King, Coca-Cola, Danone, Ferrero, General Mills, Kellogg, Kraft, Mars, Nestlé, PepsiCo e Unilever.

Estes "gigantes" representam mais de 50% do investimento em marcas de comida e bebida na União Europeia e concordaram em acabar com anúncios de junk food, em tv e imprensa, dirigidos a crianças até ao fim de 2008.
Segundo o Guardian, estas empresas decidiram também não fazer acções de comunicação relacionadas com comida e bebida nas escolas do ensino básico, a não ser que existam acordos com as administrações desses estabelecimentos escolares. Este programa tem a particularidade de ser voluntário e estar aberto à entrada de mais empresas. A partir de Janeiro de 2009, este grupo promete controlar a publicidade para garantir que se cumprem estas regras.

Sem comentários: